sexta-feira, 6 de julho de 2018

Mensagens expressivas – História da camiseta 4

A Nike, Inc. T-shirt com a descrição: I'm not a tomboy - I'm just better than you

Desde os anos 80, as camisetas surgiram como uma forma de expressão pessoal. As camisetas estampadas têm sido uma forma padrão de marketing para os principais produtos de consumo americanos, como a Coca-Cola e o Mickey Mouse, desde a década de 1970. Também tem sido comumente usado para comemorar um evento ou para fazer uma declaração política ou pessoal. Desde a década de 1990, tornou-se prática comum para empresas de todos os portes produzir camisetas com seus logotipos ou mensagens corporativas como parte de sua publicidade geral.campanhas. Desde o final da década de 1980 e especialmente na década de 1990, camisetas com proeminentes logomarcas de grife se tornaram populares, especialmente entre adolescentes e jovens adultos. Essas roupas permitem que os consumidores exibam seu gosto pelas marcas de grife de maneira barata, além de serem decorativas. Exemplos de marcas de camisetas de estilistas incluem Calvin Klein , FUBU , Ralph Lauren , American Apparel e The Gap. Esses exemplos também incluem representações de bandas de rock, entre outras referências obscuras da cultura pop. T-shirts licenciadas também são extremamente populares. T-shirts para filmes e televisões podem conter imagens de atores, logótipos e citações engraçadas do filme ou programa de televisão. Muitas vezes, as camisetas mais populares são aquelas que os personagens usam no próprio filme (por exemplo, Bubba Gump de Forrest Gump e Vote para Pedro de Napoleon Dynamite).

A designer Katharine Hamnett, no início dos anos 80, foi pioneira em camisetas de tamanho grande com slogans de letras grandes. O início da primeira década do século 21 viu a popularidade renovada de camisetas com slogans e desenhos com uma forte inclinação para o humorístico e / ou irônico. A tendência só aumentou mais tarde nesta década, abraçada por celebridades, como Britney Spears e Paris Hilton e refletido de volta neles também ('Team Aniston'). Os enunciados políticos e sociais que as camisetas muitas vezes exibem tornaram-se, desde a primeira década do século XXI, uma das razões que permearam profundamente os diferentes níveis de cultura e sociedade. As declarações também podem ser consideradas ofensivas, chocantes ou pornográficas para alguns. Exemplos de lojas de camisetas e designers conhecidos por usar mensagens ofensivas e chocantes incluem T-Shirt Hell e Apollo Braun. Muitas organizações diferentes captaram a tendência de fazer declarações, incluindo lojas e sites independentes e de cadeia, além de escolas.

Uma frase popular na frente de camisetas que demonstram a popularidade de camisetas entre turistas é a frase humorística "Eu fiz e tudo que eu adquiri era esta camiseta ruim". Exemplos incluem: "Meus pais foram para Las Vegas e tudo o que consegui foi essa camiseta ruim". A troca de camisetas é uma atividade em que as pessoas trocam as camisetas que estão usando.

Artistas como Bill Beckley , Glen Baldridge e Peter Klashorst usam camisetas em seus trabalhos. Modelos como Victoria Beckham e Gisele Bundchen usaram camisetas nos anos 2000. A Semana de Moda de Paris 2014 contou com uma camiseta estilo grunge. Criadores de camisetas contemporâneas como Balmain e Street People Atelier produzem novos estilos de camisetas.

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